top of page
testeira_regua-nova_marco_2024(1).png

O Festival Bike Arte voltou com tudo e na programação, até junho de 2024, estão confirmadas as cidades de São Paulo-SP, Campinas-SP, Blumenau-SC, Fortaleza-CE e Manaus-AM. Serão cinco edições, cada uma com programação própria com artistas convidades, muitas arte urbana e bicicleta, é lógico!

Fotos: Carolina Santaella

Sim, o Bike Arte também já teve Gira no nome, pois nosso objetivo sempre foi girar o país e o mundo com nosso festival. Mas em 2023, passamos a chamar Bike Arte Brasil, nesta nova temporada com edições em cinco cidades.

Nossa missão é levar para as ruas e para o maior número de pessoas que conseguimos dias de alegria e celebração da cidadania através da bicicleta, da arte e da cultura urbana. 

Em 12 edições, o projeto Bike Arte já promoveu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14.000 pessoas. Foram 24 oficinas, além de dois festivais com atrações diversas e para todas as idades.  

Para quem já esteve conosco ou ainda vai estar, está feito o convite para as próximas edições. Aqui no site, vamos atualizando as datas e programações, a começar por São Paulo, que recebe o Bike Arte já no próximo mês de outubro, nos dias 21 e 22. Cada edição contará com um festival de 2 (dois) dias de duração totalmente gratuito e abrirá editais de convocação para a realização de algumas atividades.

Programação
BIKE ARTE
BLUMENAU

20 e 21 de abril

Mestre de Cerimônias 

DMA: De Mente Aberta

 

Atividades com bicicleta

 

13:00 às 18:00 - Oficina comunitária, com Matheus Sabel Athayde
13:00 - Alleycat +18, com Fixed Gear BNU 

13:30 - Aula de pedal, com Bike Anjo 

15:00 - Oficina Novo Olhar (passeio vendado), com ABC: Mais Bicicletas e ACBB

16:30 - Resta Um +18, com Fixed Gear BNU 

17:00 - Anticorrida +18, com Fixed Gear BNU       

17:00 - Rolê de bike, com ABC: Mais Bicicletas 

 

Atividades Culturais e Educativas   

 

13:00 às 18:00 - Discotecagem, com Nnay Beats 

13:00 às 18:00 - Recreação, com Bárbara Scheeffer 

13:45 -  Apresentação musical, com Fevereiro Sounds 

14:00 - Oficina de Stickers/Adesivo, com Njoe e Xarope

15:00 - Breaking, com QDR Crew

16:00 - Slam Descoloniza Blu 

 

Intervenções Urbanas
 

13:00 às 18:00 - Graffiti com Soma, Cansada, Pérola e Parte

PRAÇA JOSÉ MANOEL DO NASCIMENTO
R. Azomar Branco - Boa Vista

Como chegar

Se for de bike, a pé ou de carro, é só colocar o endereço certinho aí no aplicativo: Praça José Manoel do Nascimento, Rua Azomar Branco - Boa Vista.📍👀

Agora, se você está pensando em colar de transporte público, sugerimos 3 linhas de ônibus que te deixam do lado da festa:
➡️ 605(RODOVIÁRIA / PROEB)
➡️ 10 (FONTE/ GARCIA)
➡️ 709 (BOA VISTA)

EDIÇÕES QUE JÁ ROLARAM

São Paulo - SP

Foi lindo, foi intenso e cheio de emoções. O Festival Bike Arte Brasil edição São Paulo entregou dois dias de atividades e muita inclusão em São Mateus, Zona Leste da Capital.

 

Ocupamos um trecho do Parque Linear Zilda Arns com bicicletas, música, arte urbana e pessoas, no estilo festival de rua que o Instituto Aromeiazero tanto gosta. No vídeo você confere o registro da festa que fizemos e sente um gostinho do que foi nossa primeira edição.

 

O Festival Bike Arte Brasil é um realização Instituto Aromeiazero, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da Rede, WestRock e TicketLog.

Campinas - SP

Perdeu o Festival Bike Arte em Campinas? Então aumenta o som e confira no vídeo abaixo como foi o segundo encontro do festival da bicicleta e da arte urbana do Instituto Aromeiazero.

 

Agradecemos ao CIS Guanabara pela recepção! Foram dois dias de muitas experiências e trocas. Estamos ansiosos pela próxima parada. Acompanhe o Aromeiazero e Bike Arte nas redes para saber tudo sobre a realização do festival em outras cidades.

 

O Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero realizado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Rede, WestRock e Ticket Log.

 

A edição Campinas teve apoio do CIS Guanabara e da Secretaria de de Cultura e Turismo do município de Campinas (SP).

Fortaleza - CE

O Grande Mucuripe é grande não só pela densidade populacional do território, mas porque as pessoas dali são gigantes, a começar pelo Pig, artista visual e mobilizador, que já viveu 100 vidas em uma e articulou tudinho pra fazer o Festival Bike Arte acontecer na Pça. do Castelo Encantado.

 

Um salve para a produção que levantou o evento para receber as 354 mil crianças, que saíram de lá com a bike no grau. Teve gente que aprendeu a pedalar, teve gente que ouviu chorinho pela primeira vez, teve gente que rimou, teve gente que dançou... teve gente, muita gente.

 

O Festival Bike Arte fez o convite e as pessoas toparam: colaram no evento, ocuparam a Praça da Vista e fizeram valer o conceito de espaço público. Nosso muito obrigada a todas, todos e todes!

 

O Festival Bike Arte Brasil é um realização Instituto Aromeiazero, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da Rede, WestRock Brasil e Ticket Log.

 

Na edição de Fortaleza, contamos com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, da Richester, Mozzi Salgados, Cagece.

Fotos: Ana Pinho / Desvio Lab

  • sobre os editais de chamamento público do bike arte brasil

As programações de todas as edições do Bike Arte Brasil também terão espaço para aqueles que enviarem seus projetos por meio de edital que contemplará propostas de intervenções de artes visuais urbanas e realização de oficinas/workshops.

 

Serão selecionadas iniciativas nas seguintes linguagens: Grafitti ou Estêncil; Serigrafia e/ou Lambe-Lambe; e Produção Cultural e/ou Cicloativismo.  Vale ressaltar que o objetivo do Bike Arte é valorizar a cultura local periférica e, por isso, moradores ou pessoas que tenham histórico de atuação nos territórios onde acontecerão as edições do Bike Arte Brasil terão prioridade nos processos de seleção, conforme sua cidade.

Podem se candidatar pessoas jurídicas MEI ou ME e grupos informais ou coletivos, desde que seja representado por uma MEI, é preciso ter experiências com atendimento ao público e respeitar a diversidade, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para todes. Serão selecionadas 03 (três) propostas das linguagens sugeridas por cidade e as inscrições serão abertas conforme o anúncio de cada edição.

NÃO VAI PODER PARTICIPAR? CONFIRA ALGUMAS DAS OFICINAS ONLINE QUE JÁ ROLARAM

QUEM PEDALA COM A GENTE NO BIKE ARTE BRASIL

O Bike Arte cresceu e agora está sendo viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura e tem patrocínio da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, WestRock e Ticket Log. 

testeira_regua-nova_marco_2024(1).png
bottom of page