top of page

No dia 04 de maio, Recife recebe o Ciclo Voador, festival de edição única com o objetivo de colocar luz sobre questões urgentes: mobilidade urbana, cidades e justiça climática. Realizado pelo Instituto Aromeiazero, a iniciativa abrange uma extensa programação que inicia com oficinas temáticas - as Prévias - e culmina com um Festival gratuito no dia 04/05, na Quadra da Vila Vintém, zona norte da cidade. 

 

"A gente acredita que as pessoas têm o direito de ocupar as ruas, bairros e cidades, e isso se realiza através da cultura, mobilização social e participação ativa do território na sugestão, avaliação e implementação de intervenções urbanas para uso coletivo", afirma Carol Pires, coordenadora do Ciclo Voador. 

 

O Festival chega à cidade em um momento desafiador. Segundo relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Recife é a capital brasileira mais ameaçada pelo avanço do nível do mar. Isso se dá por vários motivos: poluição, aquecimento global, descarte incorreto de resíduos sólidos, uso excessivo de recursos ambientais, proximidade das construções urbanas com a linha costeira, dentre outros.

 

“A gente quer chamar atenção do poder público e fomentar ainda mais a discussão acerca de meios de transporte sustentáveis, como a bike", explica Carol.

 

Para isso, o Festival Ciclo Voador chega para somar com quem já está há anos lutando por uma cidade para todas/os/es e propõe uma celebração com arte urbana e bicicleta. E em articulação com diversos coletivos, grupos culturais e sociais do Recife e RMR, promove uma programação democrática para fomentar a cultura da bicicleta, de modo que prevaleça a escala humana e a mobilidade ativa. As atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.

Programação

Ciclo Voador (04/05)

Apresentação

Bruna Pinheiro

 

11h00 às 11h30

Discotecagem

DJ Pré 

 

11h30 às 12h30

Aulão de Dança

Brega Funk, Fitdance, Hip-Hop, Trap, Tecnobrega, Passinho

com Mov Brega Fit 

 

12h30 às 13h

Discotecagem

DJ Pré

 

13h00 às 13h35

MC

MC Ataliba  

 

14h00 às 15h00

Roda de conversa 

Ciclovivências no Recife: desafios da segurança pública nos espaços urbanos

 

15h00 às 16h00

Cultura Popular

Maracatu Baque Mulher 

 

16h15 às 17h10

Show

Amun Ha 

 

17h20 às 18h20

Show

Joia Rara e Laís Sena

Programação "Prévias do Ciclo Voador"

14h30

Pedal das Tubas
Local: Coreto Praça do Derby

Quem puxa: Tubas

bottom of page