PARA ONDE VAMOS? 

Por uma agenda de mobilidade na periferia de SP

 

A cidade de São Paulo é marcada por desigualdades sociais que se revelam também na forma como seus habitantes se deslocam por ela. Quanto menor a renda, maior o gasto proporcional com o transporte, maior o tempo de deslocamento, piores as condições do transporte e menor o acesso a oportunidades. Por isso, qualificar o debate e organizar as reivindicações das comunidades é uma oportunidade para que sejam implantadas políticas de mobilidade e transporte que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Pensando nisso, uma parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil-São Paulo (IABsp), o Instituto Aromeiazero e a 99, empresa de mobilidade urbana, realizou ações de comunicação em cinco regiões de São Paulo (SP) para fomentar o debate sobre mobilidade urbana e entender as reivindicações dos moradores locais durante o período eleitoral. São elas: Jardim Pantanal (ZL), Parque Pinheirinho D’Água (ZN), Parque Novo Mundo (ZN), Jardim Gaivotas-Península do Cocaia (Grajaú - ZS) e Cidade Tiradentes (ZL).

Foram realizadas oficinas nas comunidades para elaborar um diagnóstico e consolidar as reivindicações dos moradores locais. Algumas oficinas foram presenciais (com a presença apenas de lideranças locais, por causa da pandemia de Covid-19) e outras foram virtuais. Além disso,  cada região vai receber intervenções pontuais rápidas, com o objetivo de provocar transformações, atrair o interesse das comunidades sobre a mobilidade local e chamar a atenção do poder público.

No final do projeto, o material produzido nas oficinas com as principais reivindicações da população local, vai virar um caderno de diretrizes com a agenda de mobilidade de cada território, para ser entregue na primeira quinzena de janeiro de 2021 ao prefeito e parlamentares eleitos!

um pouco do que rolou no pinheirinho d´água em 2020 

WhatsApp Image 2020-12-15 at 17.53
WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.58.47
WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.58.42
WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.58.48
WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.58.40

um pouco do que rolou no jardim pantanal em 2020 

WhatsApp Image 2020-12-15 at 17.53
WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.58.37
WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.58.52
WhatsApp Image 2020-12-15 at 16.58.53

IABsp

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega arquitetas, arquitetos e urbanistas refletindo sobre práticas e o exercício profissional, em defesa do direito à cidade, do projeto como instrumento de diálogo e da construção de cidades democráticas. Desde sua fundação, em 1921, o IAB busca promover a prática profissional como meio para enfrentar as desigualdades socioespaciais no Brasil. O departamento do IAB em São Paulo (IAB-SP), fundado em 1943, representa a categoria paulista junto ao poder público em instâncias de participação social, além de atuar como uma plataforma de discussões e debates dos mais diversos temas ligados à difusão da cultura arquitetônica e urbanística. Ao longo de seus mais de 75 anos, o IABsp vem realizando palestras, debates, seminários, cursos, concursos, exposições, exibição de filmes, festivais, premiações, além de organizar a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.


 

Aromeiazero 

Organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações localizadas em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para saber mais, acesse aromeiazero.org.br.

 

99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 700 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP); e o 99Comfort,  que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

release