top of page
pedalamacae2.jpg
Com patrocínio da Foresea, o Pedala Macaé chega ao seu terceiro ano de atuação unindo frentes de atuação com diferentes projetos do Aromeiazero que promovem geração de renda, cidadania, educação ambiental, mobilidade urbana e muito mais. Com uma programação extensa de encontros e formações, o Bicibase é a nossa sede no bairro do Parque Aeroporto.
pedala-macae-branco-sem-fundo.png
mapa-festival-pedala-macae.png

O 3º Festival do Pedala Macaé está chegando e vai ocupar com muitas bicicletas, música e arte urbana a Rua Cento e Sete no Parque Aeroporto.

Teremos uma programação recheada de atrações para todas as idades e tudo de graça!

 

É neste sábado (11) das 10h às 15h! Teremos mecânica comunitária, oficina para aprender a pedalar, feirinha de empreendedores, palco com diversas atrações, distribuição de mudas com coleta de recicláveis e muito mais.

 

Chama a vizinha, os parentes e amigues e venha curtir essa festa com a gente! O Festival celebra mais um ano do programa Pedala Macaé, que tem patrocínio da Foresea, e acontece com apoio das Secretarias de Mobilidade e de Esportes do município.

 

Esperamos por vocês!

atividades no palco

atividade O DIA INTEIRO

Banda Marcial Colégio Dr. Claúdio Moacyr
de Azevedo - Instrutor Gilber
A partir das 10h

Academia Team Moreira Kickboxing
A partir das 10h55

Formatura Viver de Bike
A partir das 11h50

Roda de samba com Sou + Elas
A partir das 13h

DJ Alex Ferreira
durante o evento

1 - Oficina de Altinha com Alta LGM

2 - Mecânica Comunitária com alunos
do Viver de Bike

3 - Tenda Ambiental Foresea: Coleta de
resíduos recicláveis com a Pastoral do
Povo da Rua

4 - Estilização de Bicicletas com Fiel
Bike

5 - Palco Principal

6 - Banheiros Químicos

7 - Feira de Empreendedores e Praça de
Alimentação com Sustembike e alunos
do Viver de Bike

8 - Jardinagem Urbana com o
Aromeiazero

9 - Grafitti Ao Vivo com Rota IP, Bella
Mendonça e Karol Castro

10 - Oficina para crianças pedalarem
com o Rodinha Zero do Aromeiazero

11 - Oficina para adultos pedalarem com
o Pedale-se e Embeleze-se

12 - Brinquedão

FESTIVAL PEDALA MACAÉ 2022 REUNE MAIS DE 500 PESSOAS

Celebrando o segundo ano do projeto Pedala Macaé e integrando moradores, comerciantes locais e comunidade escolar, a 2ª Edição do Festival Pedala Macaé foi um sucesso de público e reuniu cerca de 500 pessoas em novembro de 2022.
 
Foram mais de 50 bikes revisadas na oficina de mecânica, 76 crianças atendidas no espaço do Rodinha Zero, 400 mudas distribuídas em troca 141 quilos de resíduos recicláveis para coleta seletiva, 2 grafites que deram cor aos muros do bairro Parque Aeroporto, e muita música e atrações com DJ Alex Ferreira; Kickboxing com Team Moreira; roda de Capoeira com GMAC - mestre Kiko; e Samba da Vila.
 
O evento foi realizado pelo Instituto Aromeiazero em parceria com a  Ocyan e apoio da Prefeitura de Macaé, Secretaria de Esportes e Secretaria de Mobilidade Urbana, além de contar com a colaboração da EMEI Edmilson de Jesus Machado, Creche Escola Castelinho Dourado, projeto Onda Verde e coletivo Pedala Preta. 
 
Obrigada a todos que pedalaram nessa com a gente. Nos vemos em 2023!

VIVER DE BIKE
  • 6 turmas formadas;
  • +2 turmas até o final de 2021.

64 pessoas formadas ; 65% de mulheres; 75% renda de até 1 salário mínimo.

RODINHA ZERO
  • 3 Escolas públicas municipais contempladas;
  • 211 crianças participantes

+ 1 escola até o final de 2022.

FESTIVAL PEDALA MACAÉ
  • 2 dias de evento em 2021
  • 2ª edição em 2022. 

53 bicicletas consertadas; 95 crianças pedalando; 100 mudas de acerola e pitanga distribuídas.

BIKE PARADA NÃO ROLA
  • 151 bikes recolhidas;
  • 104 bikes doadas;

Pelo menos mais 39 bikes serão doadas até o final de 2022.

Erooh Fernandes

“Aprimorou minhas idéias sobre empreendedorismo, estou montando uma loja de salada e sucos naturais, estava preocupada sobre como iria realizar as entregas. Agora já estou tendo algumas idéias e irei trabalhar nesse projeto com a bicicleta”, sobre o curso Viver de Bike.

Igor Mattos

“Hoje me sinto empolgado! O curso me abriu várias portas. Inclusive já consegui montar uma bicicleta sozinho. Espero poder colocar cada vez mais esses conhecimentos em prática. Só tenho a agradecer a Ocyan e o Aromeiazero pela oportunidade”, sobre o curso Viver de Bike.

Dorotéa Valdez

“Sou professora de professoras e professores de ensino infantil há mais de 30 anos. Pensar a bicicleta é uma forma de ampliar a formação das crianças e  promover o brincar no espaço de ensino”, sobre a Jornada de Multiplicadores, do projeto Rodinha Zero.

Prof. Maria Lyrio

“Que este acontecimento venha alçar voos de alegria para nosso pequenos”
sobre as ações do projeto  Rodinha Zero na Escola EMEI Prof. Cândida Maria da Silva Vieira.

voluntariado

Com os voluntários e voluntárias da Foresea, nossa patrocinadora do Pedala Macaé, e beneficiários do Pedala Macaé, o Aro já realizamos diversas ações de mobilização e voluntariado. Navegue pelas fotos e leia mais detalhes das últimas ações que organizamos com voluntários!

Julho de 2023 - comemoramos o aniversário de 210 anos de Macaé, conhecendo pontos históricos da cidade, pedalando e caminhando. Reunimos 35 colaboradores na nossa primeira ação de voluntariado com a Foresea. Eles curtiram conosco um café da manhã antes dos passeios e doaram juntos 70 quilos de alimentos não perecíveis que serão entregues a Casa do Caminho, projeto social de atendimento às famílias macaenses.

Junho de 2023 - No Festival Viver de Bike, formamos as turmas 10 e 11 do curso Viver de Bike, já com os formandos colocando a mão na massa na oficina comunitária de mecânica de bicicleta, também tivemos ações com o Rodinha Zero e com as tecnologias ambientais instaladas na escola: uma mini cisternas de reuso d´água de chuva e lixeiras para auxiliar na separação e coleta de materiais recicláveis. A programação foi toda dedicada a comunidade escolar da EMEI Prof. Gésia de Oliveira, um sábado letivo diferente, com muita diversão, sustentabilidade e bicicleta!

Maio de 2023 - Ocupamos a escadaria que liga a Rodovia Amaral Peixoto à Rua da Barra em Macaé, e por lá deixamos um recado importante em forma de arte: bicicletas carregam vidas! Na ocasião, fizemos uma ação de voluntariado para engajar ciclistas, pedestres e motoristas, chamando atenção para a falta de segurança no local, onde todos os dias centenas de pessoas atravessam em meio ao trânsito intenso e perigoso.

Novembro de 2022 - No Festival Pedala Macaé, comemoramos o segundo ano de projeto e nossa chegada ao Parque Aeroporto, com mobilização da comunidade, plantio e distribuição de mudas, incentivo ao empreendedorismo local, à reciclagem e ao uso da bike como ferramenta de transformação. Tudo isso e muito mais celebrado em um dia com atividades, música e muito voluntariado.

Outubro de 2022 - O grupo Pedala Preta, formado através da Bikeatona 2022 do Pedala Macaé, guiou um pedal com os voluntários da Ocyan. Foi uma manhã gostosa e desafiadora, redescobrindo a cidade em cima da bicicleta.

Julho de 2022 - Somos todos pedestres. O maior cuida do menor. Saia do trânsito. Biciclete-se! Foi com esses motes que a equipe do Aro e voluntários da Ocyan ocuparam um dos semáforos mais truculentos da cidade de Macaé-RJ, no cruzamento das Ruas Cavaleiro e Glória, para conversar e conscientizar sobre o respeito à vida de ciclistas e pedestres e os benefícios da mobilidade ativa.

viver de bike
WhatsApp Image 2021-09-16 at 22.37.31 (3).jpeg

O curso é voltado para quem quer usar a bicicleta para gerar renda, estruturar um negócio de bike, trabalhar com a bicicleta ou entender como ela pode melhorar o seu empreendimento ou trabalho.

O curso aborda quatro conteúdos principais: mecânica básica de bicicleta, pedalar na cidade, empreendedorismo e gestão financeira e os participantes, ao concluírem o curso, ganham a bicicleta que ajustaram colocando seus novos conhecimentos em prática.

bike parada não rola

Bike Parada Não Rola é a campanha do Aro que recebe e recolhe bikes esquecidas nos bicicletários, principalmente de condomínios, e coloca essas bicicletas para rodar em projetos, ações e também doações para outras organizações parceiras.

O Projeto Pedala Macaé recolhe as bicicletas e ajuda os condomínios a resolverem o problema com bikes abandonadas em todas a macrorregião do município, basta entrar em contato conosco através do formulário aqui no nosso site!

20171030_143809.jpg
bikeatona
264774012_4544580835596457_2919766014569554566_n.jpeg

A Bikeatona é uma maratona de inovação social que apoia ideias, projetos e negócios que utilizam a bicicleta para fortalecer territórios de baixa renda no Brasil. Idealizada pelo Instituto Aromeiazero, e chega a sua sexta edição como parte do projeto Pedala Macaé.

Na primeira edição em Macaé, quatro projetos foram escolhidos após uma série de mentorias com o Instituto Amani e a Casulo Consultoria de Impacto. Eles abordam temas que vão da saúde à coleta e reciclagem de lixo, e ainda tem projeto de cicloturismo em Macaé e bicicleta na escola. 🚲📚

Ao todo foram 113 pessoas impactadas direta e indiretamente pelas mais de 25 ações que estão sendo desenvolvidas, além do legado que esses novos materiais e insumos vão proporcionar para a atuação dos coletivos, que seguem na rede de apoio que o Aro e estão construindo na cidade fluminense através do projeto Pedala Macaé. 💪🤝

 

Conheça melhor cada uma das iniciativas clicando no título abaixo:

Coleta Seletiva de Bike                        Pedala Trapiche

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Macaé (LASCOM)

Mulheres de Bike

rodinha zero

O Rodinha Zero é o projeto do Aro60 que ensina crianças a pedalar e insere a mobilidade por bicicleta nas discussões da comunidade escolar.

Em 2021, o Pedala Macaé realizou uma série de atividades com escolas municipais e formou a primeira turma de educadores n Jornada de Multiplicadores.

Em 2022, o projeto atendeu 400 crianças em 8 escolas, com atividades para ensinar as crianças a pedalar sem rodinhas e um festival para doação da frota de 20 bicicletas por escola, com a presença da comunidade escolar.

XELH5664.JPG

Patrocínio:

forese_oficial.png
bottom of page