top of page

RETROSPECTIVA 2022

JAN

JANEIRO.jpeg

​Em janeiro, planejamos os projetos de 2022 e demos início às contratações de novos colaboradores. O projeto Pedala Macaé ganhou reforços e se preparou para a realização de 5  turmas do curso Viver de Bike que se formaram em 2022 e para o chamamento da Bikeatona Pedala Macaé, que capacitou 8 coletivos e financiou 4 projetos locais.

FEV

​Em fevereiro, intensificamos o diálogo com a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, ligada à prefeitura da cidade, e estivemos na cidade para a inauguração da ciclovia de Piratininga. Ao longo de 2022, a parceria cresceu e para 2023 tem mais.

fevereiro.png

MAR

​Em março, formamos a primeira turma do Delivery Justo através do Bici Alana, uma parceria do Viver de Bike com o Espaço Alana no bairro do Jardim Pantanal, Zona Leste de São Paulo. Além disso, realizamos o Bazar da Bike no Shopping Campo Limpo.

ABR

​Em abril, com patrocínio do Itaú Unibanco, o projeto Mais Bicicletários avançou no estudo e na articulação com os gestores de bicicletários na Grande São Paulo. Em parceria com a Ciclocidade, promovemos ciclodebates, realizamos o evento CT no Pedal em Cidade Tiradentes, e com o coletivo Bike Zona Sul, realizamos uma campanha virtual para sensibilizar a sociedade civil sobre o tema. 

abril.png

MAI

​Já em maio, em parceria com Henrique Avancini, Semexe, Black Tiger Studio e Cannondale Brasil, o Aromeiazero promoveu o curso Avança na Mecânica, com carga horário ampliada na disciplina de mecânica de bike. Foram 700 inscritos e a turma formou-se sem evasões e com diversidade de mulheres e pessoas trans e com 80% das pessoas pardas e pretas.

JUN

Em junho, a convite da Necta, estivemos no mês de junho no Parque da Mobilidade Urbana 2022 - PMU, que promoveu debates sobre cidades e veículos. Ao longo do evento, expusemos uma série de obras do Bike Arte e participamos com parceiros da programação de palestras. Além disso, lançamos o relatório da edição Bike-a-Thon Centro, hoje chamada de Bikeatona. Também nos tornamos parceiros do Garupa Podcast (ouça aqui), e realizamos mais uma edição do Desafio 60 com a Bloomberg, que doou bicicletas para a Rede Beija-Flor.

jul

​Em julho, o Pedala Macaé inaugurou o Bicibase no bairro Parque Aeroporto, deu início a novas turmas do curso Viver de Bike e selecionou os quatro projetos incentivados na Bikeatona 2022. Na escola EMEI Afonso Corrêa Sabino, cerca de 250 pessoas, dentre elas voluntários da Ocyan, participaram da oficina do Rodinha Zero e das ações de proatividade climática. No segundo semestre, a articulação com o legislativo também se intensificou e a equipe do Pedala Macaé esteve presente e atuante na Audiência Pública sobre ciclovias na cidade. Também em julho, celebramos um ano de parceria com o Síndiconet.

ago

​Em agosto, estivemos presentes no Shimano Fest com uma exposição do Bike Arte itinerante, em parceria com a Dream Bikes. A venda de pôsteres dos artistas parceiros do Bike Arte, tem renda revertida para os projetos do Aro. Também formamos a 1ª turma do Avança na Mecânica, com 0% de evasão. No mesmo mês, lançamos novos materiais de mobilização da campanha Bike Parada Não Rola e doamos bicicletas para os parceiros Bike Anjo, Imargem e Projeto Gol da Vida.