volunta.jpg

voluntariado

O Instituto Aromeiazero trabalha para promover a bicicleta como instrumento de transformação social. E o voluntariado corporativo é essencial para as atividades saírem do papel.  E não é a toa que a instituição realiza durante todo o ano atividades que promovem ações em empresas, sempre usando a bicicleta como tema principal, pedaladas em grupo, mutirão de mecânica de bicicleta, festivais comunitários,  entre outras, com o objetivo de engajar colaboradores para fazer o bem, impactando positivamente quem faz e quem recebe.

desafio 60

O Desafio 60 é uma das ações de voluntariado corporativo que, desde 2016, o Aro organiza junto a empresas e organizações que querem engajar seus colaboradores para fazer o bem, arregaçando as mangas e colocando a mão na bike. A iniciativa busca montar um determinado número de bicicletas sempre em 60 minutos e depois doar para organizações parceiras. Vale dizer que durante a pandemia causada pela Covid-19, o Instituto promoveu uma edição online e, também, já realizou o desafio com empresas como Itaú Unibanco, EDP e Bloomberg.

Bike Parada Não Rola

Bike Parada Não Rola é a campanha sem custos e permanente do Aromeiazero que desde 2011 recebe e recolhe bikes esquecidas nos bicicletários, principalmente de condomínios, e coloca para rodar em projetos, ações e também doações para outras organizações parceiras, como neste vídeo

O processo é simples: a empresa precisa entrar em contato com o Aromeiazero, o Instituto auxilia, prepara e oferece material de mobilização, os voluntários da empresa ativam a campanha em seus condomínios residenciais, recebem e organizam as bikes abandonadas e, por fim, a ONG faz a recolha de forma gratuita.

Segurança Viária 

Pensando em conscientizar os motoristas (carro / caminhão / motocicleta) acerca da importância da mobilidade ativa, forma de transporte não motorizada, do cuidado em respeitar o ciclista/pedestre nas vias de tráfego, que o Aromeiazero realiza campanhas de segurança viária. Os voluntários produzem cartazes e outros materiais de comunicação, e o voluntariado distribui os kits e faz a interação no território. Um exemplo disso foi o Biciclete-se, ação voluntária em Macaé na cidade do Rio de Janeiro com o apoio da Ocyan, que reuniu dezenas de ciclistas em prol da conscientização do uso da bicicleta no meio urbano.

Km Solidário

O Km Solidário é um aplicativo cujo objetivo é desenvolver a cultura de doação, transformando quilômetros percorridos nas atividades do dia-a-dia em apoio financeiro para mais de 10 ONGs cadastradas. O Aromeiazero é uma das organizações e os interessados em colaborar com o Instituto podem doar seus quilômetros percorridos em atividades físicas diárias como: ciclismo, corrida, caminhada ou natação. Para começar a doar e colaborar, basta baixar o app gratuito na loja de aplicativos do seu celular, fazer um cadastro rápido com um e-mail válido, escolher o Aromeiazero e selecionar a atividade desejada. Vale ressaltar que o Instituto oferece material personalizado sobre o Km Solidário para organizações que queiram mobilizar seus funcionários a aderirem à iniciativa.

Pedal em grupo

O jeito mais divertido e eficiente para aprender sobre legislação e pilotagem segura é pedalando em grupo. O Aromeiazero tem diversos trajetos prontos para grupos (de 10 a 150 pessoas), diferentes níveis de dificuldade, aluguel de bicicletas e guiamento profissional. Na data combinada a ONG leva bicicletas, capacetes e monitores para pedalarem juntos. Também tem opções de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência. Veja como foi a ação com o Banco SOciete Generale: https://www.aromeiazero.org.br/institutosg.

Festival Comunitário 

O festival comunitário acontece de forma gratuita e busca ensinar mecânica comunitária para a população e aulas para crianças de como pedalar sem rodinhas de apoio. Através do link é possível ver como foi a ação com o Instituto CPFL em Campinas. Antes dessa data especial, o Instituto Aromeiazero ensina os voluntários das empresas sobre:

  • Mecânica comunitária: Por meio de uma aula, cada convidado revisa sua bicicleta e aprende sobre nomes das peças e ferramentas; conserto de câmara furada e regulagem de freios; e revisão caseira.

  • Rodinha Zero: Em uma dia especial, acordado com a empresa/parceira, o Instituto entrega bicicletas (de diferentes tamanhos) e capacetes em uma ONG/Escola indicada pela contratada. As bicicletas podem ser conseguidas com a campanha Bike Parada Não Rola, revisadas e adesivadas. 

o que já fizemos

Desafio 60 com voluntários da Bloomberg - JUN/2022

 

O Aro esteve com os voluntários da Bloomberg, nossa parceira desde 2013, para mais uma edição do Desafio 60. 🛠️🚲 O avanço na vacinação permitiu estarmos juntos presencialmente aqui em São Paulo, e os voluntários e voluntárias se desafiaram a montar com todo carinho, em sessenta minutos, bicicletas para serem doadas. 👏🎁

O Desafio 60 é uma das ações de voluntariado corporativo que, desde 2016, o Aro organiza junto a empresas e organizações que querem engajar seus colaboradores para fazer o bem, arregaçando as mangas e colocando a mão na bike. Montar uma bicicleta é uma tarefa que proporciona muitos aprendizados: escuta, colaboração, assertividade e disposição. 🚲🛠️🤝

E toda essa dedicação virou superação e muitos sorrisos; um prato cheio para terminar a manhã de sábado satisfeitos e contentes em poder proporcionar novas pedaladas para crianças e adolescentes. 

As bikes agora vão seguir para a Rede Cultural Beija-Flor, que aqui em São Paulo, só em 2021, atendeu mais de 6.800 pessoas e acompanhou 1.200 famílias. 

O Aro gosta de trabalhar assim: somando forças e ampliando os resultados. 💪🤝 Que tal levar o Desafio 60 para sua empresa ou evento e ajudar mais crianças a pedalarem com sua primeira bike? 

#desafio60 #ImpactInAction #bloomberg #voluntariado #doacao #fazendoobem

Pedala Macaé faz sucesso em 2021 e renova parceria para 22!

 

Nos dias 27 e 28 de novembro, a cidade de Macaé recebeu o 1º Festival Pedala Macaé, que comemorou o trabalho que vem sendo realizado pelo Aromeiazero e pela Ocyan em prol do uso da bicicleta na região.

No sábado (27) rolaram atividades ao ar livre, como oficina de mecânica comunitária, vivência do Rodinha Zero para ensinar a criançada a pedalar, bate-papo sobre meio ambiente. E no domingo foi a vez de pedalar com a cicloativista Renata Falzoni para reconhecer o território e suas potencialidades com a bicicleta. 

Além deste vídeo, outra série está estreando no canal do Bike é Legal onde a Falzoni conhece a cena do ciclismo na cidade. Acompanhe!

A gente agradece o apoio da Transforma.aí, às gestões municipais de Macaé e Niterói, que aceitaram nosso convite para conversar e trocar experiências, e todas as organizações locais e escolas que nos receberam tão bem. Ano que vem tem mais!

Aro60 e Bloomberg juntos no pedal - DEZ/2021

 

O Aro esteve com voluntários da Bloomberg para uma pedalada da sede da empresa até o CDC Arena Radical, para conhecer o Clube da Comunidade onde o Aro ministra aulas do Viver de Bike, faz a manutenção das bikes do Bike Parada Não Rola entre outros projetos. Além das ciclovias que servem a região da Faria Lima, também pedalamos nas ruas do bairro e demos uma volta no Parque do Povo.

A pedala virou um vídeo para registrar essa experiência e eternizar os bons momentos. Confira como foi nosso passeio e venha conversar com o Aro se você já pensou em fazer alguma ação de voluntariado na sua empresa! 

Quem guiou esse pedal com a gente foi a equipe incrível do coletivo Senoritas Courier e as bikes usadas pelos voluntários são da TK3 Track 😍 #ImpactInAction #impactsocial #voluntariado #bloombergbrasil
#ImpactInAction #impactsocial #voluntariado #bloombergbrasil #pedalada

Desafio 60 Virtual com voluntários da Bloomberg - AGO/2021

Confira como foi o Desafio 60 com a Bloomberg, a primeira edição online que colocou quase 30 voluntários para montarem uma bicicleta infantil simultaneamente e direto de suas casas em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília - onde ficam os escritórios da Bloomberg aqui no Brasil.

No dia do Desafio, rolou uma montagem ao vivo da mesma bicicleta com orientações de Aline Os, do Señoritas Courier, e na sala do Zoom também estavam presentes outras três mecânicas para auxiliar na resolução das dúvidas dos voluntários: Derlayne Dias, Vivian Garelli e Jacira Sousa.

Também a logística das bicicletas que foram doadas para as crianças da Rede Cultural Beija Flor, em São Paulo, Associação São Martinho, no Rio de Janeiro, e Casa Azul Felipe Augusto, em Brasília, foram entregues por ciclistas. Em São Paulo, 19 bicicletinhas foram entregues exclusivamente em bicicletas pelo pessoal do Giro Sustentável!

O Aro60 agradece o convite da Bloomberg, a toda a equipe de pessoas e coletivos que integraram o projeto e deixa o convite para quem quiser conhecer mais as ações do Aro para conversar com a gente. Bora usar bicicleta para transformar o mundo #ImpactInAction

Pedala Oziel! com Instituto CPFL - NOV/2018

O Pedala Oziel foi uma ação realizada pelo Aromeiazero em parceria com o Instituto CPFL para incentivar o voluntariado de funcionários da CPFL Energia no Parque Oziel, maior ocupação urbana da América Latina, com cerca de 30 mil pessoas, em Campinas - SP. A ação aconteceu em três etapas nas quais o Aro realizou uma mobilização local, conduziu uma oficina de formação em mecânica para quinze funcionários e quinze alunos e, no dia 10/11, com  ajuda de monitores, mecânicos e voluntários, promoveu um festival comunitário da bicicleta. No dia, a oficina de mecânica comunitária revisou cerca de 56 bikes. Também, participaram do Rodinha Zero, 77 crianças, entre as quais 5 aprenderam a pedalar nesse dia. Confira mais sobre o poder transformador da bicicleta no vídeo!

Em 19 de Dezembro de 2017, os colaboradores do Itaú aceitaram o Desafio 60 e aprenderam a montar bicicletas infantis. O resultado? 

 

Em 60 minutos, 360 colaboradores, montaram 60 bicicletas, com ajuda de 15 mecânicos e seus assistentes. 

 

Ao fim do Desafio, 60 crianças atendidas pelo Gotas de Flor em Amor, se surpreenderam com esse presente feito com tanto carinho e dedicação e voltaram para casa com os olhos brilhando e as pernas tinindo de tanto pedalar. 

 

Obrigado a todos vocês que colocaram carinho, tempo e dedicação nessa atividade. Isso muda o mundo. #Desafio60

 

Gostou? Quer ser voluntário em outras ações bacanas? Clique aqui

 

Aromeiazero é uma organização que promove a bicicleta como instrumento de transformação social, cultural e pessoal. Na prática, reformamos e doamos as bikes que recebemos de doações para o curso Viver de Bike. Temos um festival de rua chamado Bike Arte e contamos com o Bike Café, uma marca de café especial vendida nas nossas food bikes.

Colaboradores Itaú, para baixar as fotos CLIQUE AQUI.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle