top of page
header-site-bike-arte.jpg

O Festival Bike Arte voltou com tudo e na programação, até junho de 2024, estão confirmadas as cidades de São Paulo-SP, Campinas-SP, Blumenau-SC, Fortaleza-CE e Manaus-AM. Serão cinco edições, cada uma com programação própria com artistas convidades, muitas arte urbana e bicicleta, é lógico!

Cópia_de_._Bike_Arte_Gira_
BAG_Carolina_Santaella_12 (1)
Cópia_de_._Bike_Arte_Gira_

Fotos: Carolina Santaella

Sim, o Bike Arte também já teve Gira no nome, pois nosso objetivo sempre foi girar o país e o mundo com nosso festival. Mas em 2023, passamos a chamar Bike Arte Brasil, nesta nova temporada com edições em cinco cidades.

Nossa missão é levar para as ruas e para o maior número de pessoas que conseguimos dias de alegria e celebração da cidadania através da bicicleta, da arte e da cultura urbana. 

Em 12 edições, o projeto Bike Arte já promoveu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14.000 pessoas. Foram 24 oficinas, além de dois festivais com atrações diversas e para todas as idades.  

Para quem já esteve conosco ou ainda vai estar, está feito o convite para as próximas edições. Aqui no site, vamos atualizando as datas e programações, a começar por São Paulo, que recebe o Bike Arte já no próximo mês de outubro, nos dias 21 e 22. Cada edição contará com um festival de 2 (dois) dias de duração totalmente gratuito e abrirá editais de convocação para a realização de algumas atividades.

edição fortaleza
vem aí!

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a capital cearense vai receber na Praça da Vista (Praça Castelo Encantado), na rua Manuel Dias Branco, s/n, das 13h às 19h, a terceira edição do Bike Arte Brasil.🥳

Confira a programação:

13h-19h  

- Apresentador Diego Paula de Araujo 

- DJ Bugzinha     

- Mecânica Comunitária, com Evanésio Cicloficina 

 

14h-17h

Oficina Lambendo Memórias dos caminhos do Grande Mucuripe, com Crauá Coletiva Ambiental 

 

15h-18h

Oficina Cria e tinta, com Cunhã

 

15h-19h 

- Aulas de pedal, com Bike Anjo 

- Bike Sem Barreiras, com AMC e Uninassau

 

15h30-16h30

 Pedalada com Servilost + BMX e Grau (saída: Farol Velho do Mucuripe + chegada: Av. Vicente de Castro, 2000)

 

16h30-17h30 

Performance urbana "Laudos": distribuição de mudas de plantas em bulas de remédios psiquiátricos 

 

17h30-18h30 

DJ Erivan 

 

18h30-19h30 

Batalha de rima, com Batalha do Mirante
 

Intervenções artísticas

Farol Encantado Convida: graffiti, com Berin, Spote, Dhiow e Batalha

  • sobre os editais de chamamento público do bike arte brasil

As programações de todas as edições do Bike Arte Brasil também terão espaço para aqueles que enviarem seus projetos por meio de edital que contemplará propostas de intervenções de artes visuais urbanas e realização de oficinas/workshops.

 

Serão selecionadas iniciativas nas seguintes linguagens: Grafitti ou Estêncil; Serigrafia e/ou Lambe-Lambe; e Produção Cultural e/ou Cicloativismo.  Vale ressaltar que o objetivo do Bike Arte é valorizar a cultura local periférica e, por isso, moradores ou pessoas que tenham histórico de atuação nos territórios onde acontecerão as edições do Bike Arte Brasil terão prioridade nos processos de seleção, conforme sua cidade.

Podem se candidatar pessoas jurídicas MEI ou ME e grupos informais ou coletivos, desde que seja representado por uma MEI, é preciso ter experiências com atendimento ao público e respeitar a diversidade, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para todes. Serão selecionadas 03 (três) propostas das linguagens sugeridas por cidade e as inscrições serão abertas conforme o anúncio de cada edição.

NÃO VAI PODER PARTICIPAR? CONFIRA ALGUMAS DAS OFICINAS ONLINE QUE JÁ ROLARAM

QUEM PEDALA COM A GENTE NO BIKE ARTE BRASIL

O Bike Arte cresceu e agora está sendo viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura e tem patrocínio da Rede, Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, WestRock e Ticket Log. 

regua de logos para aprovação_v2_Page_1.jpg
bottom of page