top of page
testeira_regua-nova_marco_2024(1).png

O Festival Bike Arte voltou com tudo e na programação, até junho de 2024, estão confirmadas as cidades de São Paulo-SP, Campinas-SP, Blumenau-SC, Fortaleza-CE e Manaus-AM. Serão cinco edições, cada uma com programação própria com artistas convidades, muitas arte urbana e bicicleta, é lógico!

Cópia_de_._Bike_Arte_Gira_
BAG_Carolina_Santaella_12 (1)
Cópia_de_._Bike_Arte_Gira_

Fotos: Carolina Santaella

Sim, o Bike Arte também já teve Gira no nome, pois nosso objetivo sempre foi girar o país e o mundo com nosso festival. Mas em 2023, passamos a chamar Bike Arte Brasil, nesta nova temporada com edições em cinco cidades.

Nossa missão é levar para as ruas e para o maior número de pessoas que conseguimos dias de alegria e celebração da cidadania através da bicicleta, da arte e da cultura urbana. 

Em 12 edições, o projeto Bike Arte já promoveu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14.000 pessoas. Foram 24 oficinas, além de dois festivais com atrações diversas e para todas as idades.  

Para quem já esteve conosco ou ainda vai estar, está feito o convite para as próximas edições. Aqui no site, vamos atualizando as datas e programações, a começar por São Paulo, que recebe o Bike Arte já no próximo mês de outubro, nos dias 21 e 22. Cada edição contará com um festival de 2 (dois) dias de duração totalmente gratuito e abrirá editais de convocação para a realização de algumas atividades.

EDITAL
BIKE ARTE
MANAUS

O Bike Arte Brasil, festival organizado pelo Instituto Aromeiazero, está de volta ao calor dos encontros presenciais. O evento convida as pessoas a ocuparem as ruas com manifestações artísticas diversas, tendo a bicicleta como tema central. A 5ª edição está marcada para os dias 15 e 16 de Junho, em Manaus (AM).

 

O festival, que terá duração de dois dias, é totalmente gratuito. Para completar a programação, estamos lançando este edital em busca de propostas para intervenções de artes visuais urbanas e/ou de  oficinas/workshops.

EDIÇÕES QUE JÁ ROLARAM

São Paulo - SP

Foi lindo, foi intenso e cheio de emoções. O Festival Bike Arte Brasil edição São Paulo entregou dois dias de atividades e muita inclusão em São Mateus, Zona Leste da Capital.

 

Ocupamos um trecho do Parque Linear Zilda Arns com bicicletas, música, arte urbana e pessoas, no estilo festival de rua que o Instituto Aromeiazero tanto gosta. No vídeo você confere o registro da festa que fizemos e sente um gostinho do que foi nossa primeira edição.

 

O Festival Bike Arte Brasil é um realização Instituto Aromeiazero, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da Rede, WestRock e TicketLog.

Campinas - SP

Perdeu o Festival Bike Arte em Campinas? Então aumenta o som e confira no vídeo abaixo como foi o segundo encontro do festival da bicicleta e da arte urbana do Instituto Aromeiazero.

 

Agradecemos ao CIS Guanabara pela recepção! Foram dois dias de muitas experiências e trocas. Estamos ansiosos pela próxima parada. Acompanhe o Aromeiazero e Bike Arte nas redes para saber tudo sobre a realização do festival em outras cidades.

 

O Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero realizado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Rede, WestRock e Ticket Log.

 

A edição Campinas teve apoio do CIS Guanabara e da Secretaria de de Cultura e Turismo do município de Campinas (SP).

Fortaleza - CE

O Grande Mucuripe é grande não só pela densidade populacional do território, mas porque as pessoas dali são gigantes, a começar pelo Pig, artista visual e mobilizador, que já viveu 100 vidas em uma e articulou tudinho pra fazer o Festival Bike Arte acontecer na Pça. do Castelo Encantado.

 

Um salve para a produção que levantou o evento para receber as 354 mil crianças, que saíram de lá com a bike no grau. Teve gente que aprendeu a pedalar, teve gente que ouviu chorinho pela primeira vez, teve gente que rimou, teve gente que dançou... teve gente, muita gente.

 

O Festival Bike Arte fez o convite e as pessoas toparam: colaram no evento, ocuparam a Praça da Vista e fizeram valer o conceito de espaço público. Nosso muito obrigada a todas, todos e todes!

 

O Festival Bike Arte Brasil é uma realização Instituto Aromeiazero, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da Rede, WestRock Brasil e Ticket Log.

 

Na edição de Fortaleza, contamos com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, da Richester, Mozzi Salgados, Cagece.

Fotos: Ana Pinho / Desvio Lab

Blumenau - SC

Amamos ocupar Blumenau com arte, bicicleta e muita cidadania - daquelas que promovem e celebram a diversidade.

Blumenau foi a quarta e penúltima cidade a receber o Bike Arte Brasil.

Agradecemos demais quem somou com a gente e compareceu. Vocês mostraram que Blumenau também respira cultura urbana, resistência e diversidade!

 

O Festival Bike Arte Brasil é uma realização Instituto Aromeiazero, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da Rede, WestRock Brasil e Ticket Log. A edição de Blumenau contou com o apoio da Nathor.