top of page
header-site-bike-arte.jpg

O Festival Bike Arte voltou com tudo e na programação, até junho de 2024, estão confirmadas as cidades de São Paulo-SP, Campinas-SP, Blumenau-SC, Fortaleza-CE e Manaus-AM. Serão cinco edições, cada uma com programação própria com artistas convidades, muitas arte urbana e bicicleta, é lógico!

Cópia_de_._Bike_Arte_Gira_
BAG_Carolina_Santaella_12 (1)
Cópia_de_._Bike_Arte_Gira_

Fotos: Carolina Santaella

Sim, o Bike Arte também já teve Gira no nome, pois nosso objetivo sempre foi girar o país e o mundo com nosso festival. Mas em 2023, passamos a chamar Bike Arte Brasil, nesta nova temporada com edições em cinco cidades.

Nossa missão é levar para as ruas e para o maior número de pessoas que conseguimos dias de alegria e celebração da cidadania através da bicicleta, da arte e da cultura urbana. 

Em 12 edições, o projeto Bike Arte já promoveu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14.000 pessoas. Foram 24 oficinas, além de dois festivais com atrações diversas e para todas as idades.  

Para quem já esteve conosco ou ainda vai estar, está feito o convite para as próximas edições. Aqui no site, vamos atualizando as datas e programações, a começar por São Paulo, que recebe o Bike Arte já no próximo mês de outubro, nos dias 21 e 22. Cada edição contará com um festival de 2 (dois) dias de duração totalmente gratuito e abrirá editais de convocação para a realização de algumas atividades.

edição são paulo vem aí!

21 E 22 DE OUTUBRO NA ZONA LESTE DA CAPITAL PAULITA

Está chegando a vez de São Paulo receber o Bike Arte Brasil, entre os dias 21 e 22 de outubro, na Zona Leste da capital paulista. O local ainda está sendo definido, mas você ou seu coletivo já podem se inscrever para integrar a programação que também será composta através de três intervenções selecionadas no edital público da edição São Paulo. Conforme explicado mais acima, serão priorizados as pessoas ou grupos com atuação no território, dentre as seguintes linguagens: Grafitti ou Estêncil; Serigrafia e/ou Lambe-Lambe; e Produção Cultural e/ou Cicloativismo.

Podem se candidatar pessoas jurídicas MEI ou ME ou grupo informal ou coletivo, desde que seja representado por uma MEI, é preciso ter experiências com atendimento ao público e respeitar a diversidade, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para todos. Serão selecionadas 03 (três) propostas das linguagens sugeridas. Os interessados poderão se inscrever até o dia 09 de outubro, através do formulário disponível aqui. Leia o regulamento aqui.

  • sobre os editais de chamamento público do bike arte brasil

As programações de todas as edições do Bike Arte Brasil também terão espaço para aqueles que enviarem seus projetos por meio de edital que contemplará propostas de intervenções de artes visuais urbanas e realização de oficinas/workshops.

 

Serão selecionadas iniciativas nas seguintes linguagens: Grafitti ou Estêncil; Serigrafia e/ou Lambe-Lambe; e Produção Cultural e/ou Cicloativismo.  Vale ressaltar que o objetivo do Bike Arte é valorizar a cultura local periférica e, por isso, moradores ou pessoas que tenham histórico de atuação nos territórios onde acontecerão as edições do Bike Arte Brasil terão prioridade nos processos de seleção, conforme sua cidade.

Podem se candidatar pessoas jurídicas MEI ou ME e grupos informais ou coletivos, desde que seja representado por uma MEI, é preciso ter experiências com atendimento ao público e respeitar a diversidade, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para todes. Serão selecionadas 03 (três) propostas das linguagens sugeridas por cidade e as inscrições serão abertas conforme o anúncio de cada edição.

Não vai poder participar? confira algumas das oficinas virtuais que já rolaram

QUEM PEDALA COM AGENTE NO BIKE ARTE BRASIL

O Bike Arte cresceu e agora está sendo viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura e tem patrocínio da Rede, Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, WestRock e Ticket Log. 

regua de logos para aprovação_v2_Page_1.jpg
bottom of page