top of page

Dia C de Ciclologística

Todo potencial da bicicleta como veículo de entregas
em um evento com o pode público, iniciativa privada e organizações parceiras

O Dia C de Ciclologística celebrou, debateu e mostrou os potenciais que as entregas em bicicletas têm em São Paulo. O encontro que reuniu no Galpão ZL representantes da CET, membros da subprefeitura de São Miguel Paulista, cooperativas, coletivos e trabalhadores autônomos da ciclologística. 

Temas como a criação de mini terminais logísticos regionais, plano de expansão da malha cicloviária, fortalecimento das entregas de bicicleta durante a pandemia, dificuldades que cicloentregadores enfrentam no dia a dia e os benefícios deste meio de transporte, para além do pilar ambiental, foram debatidos e quem passou pelo Galpão ZL também pode conferir a exposição de veículos cargueiros oferecida pela Fast Via, Dream Bike, Zity, SOS Bikes (Clube Santuu) e Carbono Zero.

O SEBRAE deu uma aula sobre abertura, formalização, custos e dívidas do MEI e seguiu o dia prestando assessoria para empreendedores da região. A Carbono Zero e a Unlog coletaram informações de pessoas interessadas em possíveis vagas de trabalho, inclusive imigrantes, no ‘Balcão de Empregos’. Aliança Bike, Shimano, Tembici e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) enriqueceram os debates com dados e pesquisas sobre cicloentregas.

Ao longo do dia, entregadores de coletivos parceiros e pessoas treinadas no Delivery Justo (formação online desenvolvida pelo Aro com o Galpão ZL) distribuíram mais de 60 livros doados pela Amazon. O projeto Bike Literária premiou com três bicicletas os vencedores do concurso que pediu aos moradores para contarem sobre a importância da literatura durante o período de isolamento da covid-19 - as bikes foram doadas pelo Aro e pela Cicloraioleste, que também fez a montagem das magrelas.

As atividades e discussões do Dia C ainda servirão de base para a conclusão do Manual de Ciclologística da Prefeitura de São Paulo, que será lançado ainda em 2022. O Dia C de Ciclologistica foi uma ação do Aro60 em parceria com Banco Mundial e a  Scambo Consultoria, com apoio da da Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo e pesquisadores do Insper, entre outros parceires.

Assista a íntegra do bate-papo que rolou ao vivo durante o ovento
Empresas parceiras

Aliança Bike

Amazon

Carbono Zero

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

D-ebike

Dream Bike

E-moving

Fast Via

Giro Sustentável

Santuu

Señoritas Courier

Shimano

Tembici 

To Do Green

Unlog

Zity

bottom of page