top of page
HEADER_RODINHA_ZERO.png

DOE PARA O RODINHA ZERO

ATRAVÉS DO SEU imposto de renda

O Rodinha Zero é um projeto do Instituto Aromeiazero que visa promover a bicicleta na escola e seu entorno, envolvendo toda a comunidade escolar para aproveitar os benefícios da bicicleta na educação, no desenvolvimento infantil e na convivência dentro das instituições de ensino.

Edição Rodinha Zero via Lei de Incentivo ao Esporte

O Aro sempre quis chegar mais longe com esse projeto transformador e é isso que vai rolar nesta edição realizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio da NTS, EDP e Green4T.

COMO FUNCIONA O RODINHA ZERO

1º Diagnóstico: apresentamos o projeto para escola parceira e aplicamos uma pesquisa sobre hábitos de deslocamento e bicicleta na comunidade escolar.

 

2º Hora de Pedalar: promovemos atividades com bicicleta na escola, como oficinas para aprender a pedalar e desenhos da sua bike. 

 

3º Bicicleta como recurso: auxiliamos a escola na aquisição de frota permanente de bicicletas sem rodinhas e algumas ferramentas para sua manutenção.

 

4º Criar raízes na comunidade escolar: ministramos uma aula de mecânica básica, ensinamos adultos a pedalar, promovemos uma vivência de bike no território e até um cine debate, tudo para criar ainda mais laços com a magrela.

 

5º Reportar os resultados/impactos alcançados: chegou a hora de entender o que mudou, o que a bike ajudou a transformar no ambiente escolar de cada instituição de ensino.

RODINHA ZERO CHEGA A GUARULHOS-SP

Em novembro, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, vamos levar o projeto para a Escola Patrícia Galvão, formando 16 turmas com 25 alunos cada, durante 2 semanas. Além de emprestar as bicicletas, forneceremos capacetes, coletes e camisetas para nossos pequenos ciclistas.

FESTIVAL RODINHA ZERO

 

Para celebrar a formação de novos ciclistas e deixar um legado duradouro nas escolas, realizamos um festival com muitas pedaladas e trocas (falar mais sobre as atividades). Neste dia também é feita a entrega da frota de bicicletas, capacetes e outros insumos para a manutenção das atividades com as bikes na escola.

MAIS SOBRE O RODINHA ZERO

 

Desde 2016, a iniciativa já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas, em projetos realizados em escolas municipais de São Paulo, SESCs, Ruas Abertas e parques, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas.

Em 2019, recebeu menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania promovido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, com a ação na EMEI Ana Rosa de Araújo

Em apoio à realização do projeto Rodinha Zero

Via Lei de Incentivo ao Esporte nas escolas do programa, o Aro lançou o Guia Rodinha Zero - A bicicleta como ferramenta pedagógica. Além das escolas que recebem o Guia de forma física, ampliamos o acesso ao material disponibilizando sua versão online para download.

Após primeira edição da Jornada de Multiplicadores do projeto Rodinha Zero, com participações de todo Brasil e Portugal, lançamos o e-book que apresenta plano dos trabalhos desenvolvidos e traz inspiração e práticas com bicicleta na comunidade escolar.

A bicicleta é uma ferramenta eficaz e divertida para promover o desenvolvimento da criança de forma integral e colabora para:

 

Saúde: atividade de alto rendimento aeróbico e pouco impacto, que fortalece o sistema cardiovascular, melhora a respiração e reduz a obesidade e os níveis de ansiedade.

 

Confiança e coordenação: ao andar de bicicleta, as crianças desenvolvem o raciocínio e a consciência sobre o próprio corpo, seus movimentos e o espaço. E se sentem realizadas ao pedalar sentindo o ventinho no rosto.

 

Vínculos afetivos: pedalar é uma ótima atividade para se fazer em grupo e compartilhar momentos.

 

Ciclistas do futuro: ensinar crianças a pedalar é investir em um futuro com mais mobilidade ativa, mais saúde e menos poluição.

Todas as atividades realizadas pelo Rodinha Zero são inclusivas. Crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, também têm contato com a bicicleta sem pedal ou balance, proporcionando a elas melhor equilíbrio. As atividades, realizadas de forma integrada, ajudam na construção de relacionamentos positivos e afetivos entre as crianças. 

Atualmente, as crianças passam apenas de 4 a 7 minutos em brincadeiras ao ar livre por dia, enquanto gastam uma média de 7 horas e meia com eletrônicos. Como resultado, índices de obesidade infantil têm alcançado patamares sem precedentes: uma a cada três crianças apresenta sobrepeso no Brasil

 

Apresentar o universo do ciclismo às crianças, durante o contraturno escolar, é também oferecer a elas uma nova visão de mundo sobre o universo da prática esportiva educacional.

FAÇA SUA DOAÇÃO E AJUDE MAIS CRIANÇAS A TER UM FUTURO MELHOR!


Na pandemia, muitas crianças aprenderam a pedalar sem rodinhas, com seus pais e suas bicicletas. Mas a maioria das famílias brasileiras não têm esse privilégio. Com o Rodinha Zero, via Lei de Incentivo ao Esporte, vamos ensinar 400 crianças a pedalar e criar 8 centros de mobilidade urbana em escolas públicas em bairros menos privilegiados. 

Pessoas Físicas podem abater a doação de até 6% do IR Devido (declaração completa) e empresas tributadas com base no lucro real, permite a dedução de até 1% do IR.

 

Para ajudar, faça um depósito no Banco do Brasil - Ag. 3043-0 - C/C 29.202-8. Qualquer quantia é importante!

bottom of page